As negociações entre o Flamengo e o técnico Filipe Luís pela renovação contratual deram um novo passo durante a Data Fifa, mas o acordo ainda não está fechado. O treinador e seu empresário, Jorge Mendes, apresentaram à diretoria rubro-negra os valores e condições desejadas para a assinatura de um novo vínculo.
A diretoria do clube considerou as cifras iniciais altas, mas entende que essa é uma etapa comum em tratativas desse porte. O Flamengo pretende formular uma contraproposta para tentar chegar a um consenso e selar o acordo em breve. Apesar das diferenças, o clima é de otimismo entre as partes.
Antes mesmo de ser representado por Jorge Mendes, Filipe já havia recebido uma oferta do clube que incluía reajuste salarial significativo, mas ainda abaixo do patamar de outros treinadores campeões no futebol brasileiro. Com a nova proposta, o técnico passaria a figurar entre os nomes mais bem remunerados do país.
A negociação avança de forma cautelosa. A contraproposta de Mendes foi apresentada após as primeiras conversas com o diretor executivo de futebol, José Boto, em setembro. Desde que assumiu o comando do time principal, Filipe Luís conquistou a Copa do Brasil 2024, o Campeonato Carioca e a Supercopa 2025, além de manter o Flamengo na briga pelo Brasileirão e pela Libertadores.
Entre os pontos ainda em discussão estão a duração do novo contrato, que pode se estender até 2027 ou, alternativamente, por apenas mais um ano, e o valor da multa rescisória, especialmente em caso de propostas do exterior. No atual vínculo, a multa gira em torno de três meses de salário.
Recentemente, Filipe Luís recusou uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia. O clube europeu chegou a procurar o Flamengo e demonstrou disposição em oferecer compensação financeira, mas a diretoria preferiu não avançar. Apesar de não esconder o desejo de trabalhar na Europa futuramente, o treinador mantém o foco total no projeto rubro-negro.
Pelo time principal, Filipe Luís soma 71 jogos, com 46 vitórias, 17 empates e oito derrotas, além de 123 gols marcados e 41 sofridos sob seu comando.