Metanol: quanto tempo leva para surgimento dos primeiros sintomas; confira

8 de outubro de 2025

Uma das principais dúvidas trazidas pela população, frente aos casos recentes de intoxicação por metanol, é sobre quanto tempo os sintomas levam para surgir em pessoas supostamente contaminadas pela substância.

Patrícia Mello, médica intensivista e presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), relata sobre os sintomas. De acordo com o Portal Uol, os sinais costumam aparecer entre 12 e 24 horas após o consumo da substância. Em alguns casos, pode se prolongar em até 90 horas.

VEJA MAIS

“Normalmente, em uma intoxicação grave, a partir de 12 horas a pessoa já apresenta dor de cabeça e sintomas visuais. Quando esses sinais demoram a aparecer, geralmente se trata de uma intoxicação mais leve”, conta.

A especialista complementa que se os sinais de intoxicação aparecerem de forma rápida, não significa que é um indício de gravidade. Ela alerta sobre a importância de procurar atendimento rápido para que o tratamento seja realizado de forma assertiva.

Uma das possíveis sequelas causadas pela intoxicação por metanol é que a pessoa pode apresentar tremores e rigidez muscular, semelhantes aos da doença de Parkinson.

“O atendimento rápido é muito importante. Se o paciente precisa de hemodiálise para retirar o metanol do corpo, por exemplo, quanto antes ele tiver acesso a esse tipo de tratamento, menor a chance de ter sequelas e risco de morte”, ressalta.

Os sintomas mais graves levam tempo para aparecer por conta da metabolização do metanol no corpo. O que causa danos não é a substância em si, mas o ácido fórmico formado após a metabolização realizada pela enzima chamada álcool desidrogenase. Por isso, é importante ir rapidamente aos centros de emergência, caso apresente qualquer sintoma suspeito.

Relacionado Posts

Veja Mais